Dia da saúde da próstata

No dia 15 de setembro, é comemorado o Dia da Saúde da Próstata, cujo principal objetivo é conscientizar todos os cidadãos sobre a importância de revisões regulares para prevenir e identificar doenças da próstata .

A próstata é uma glândula que pertence ao sistema reprodutor masculino . É do tamanho de uma noz e está localizada abaixo da bexiga urinária, conforme a uretra. Produz um líquido esbranquiçado que faz parte do sêmen e protege o esperma, aumenta sua vitalidade e facilita a fertilização.

O Dr. Omar Damia , MN 86420, urologista do Hospital Pirovano nos diz sobre as implicações da saúde da próstata, diagnóstico e tratamento da doença.

Hiperplasia prostática benigna (HPB)

A HBP é o aumento não maligno da próstata. É uma das doenças mais comuns dos homens após a maturidade e é sofrida por até 60% dos homens acima de 60 anos.

A próstata aumentada (HBP) não produz ou predispõe ao câncer, são dois casos independentes. No entanto, pode haver hiperplasia e câncer de próstata ao mesmo tempo, por isso é muito importante participar do monitoramento urológico periódico.

À medida que a próstata aumenta de tamanho, ela pressiona a uretra (um tubo que transporta a urina para fora), dificultando a drenagem da urina (micção) devido à obstrução e à necessidade de exercer força para urinar. As paredes da bexiga tornam-se espessas devido ao esforço, perdem a elasticidade e a bexiga se torna mais irritável.

Como conseqüência, os seguintes sintomas aparecem:

  • esforço para iniciar a micção
  • jato fraco, fino e agitado
  • micção prolongada (leva mais tempo para esvaziar a bexiga)
  • maior urgência em urinar, podendo atingir episódios de incontinência
  • aumento da frequência na micção
  • precisa urinar várias vezes durante a noite
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • gotejamento no final da micção

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito com métodos relativamente simples, como interrogatório, exame físico que inclui exame retal, ultrassom e análise laboratorial .

O tratamento precoce preserva a qualidade de vida e existe um número variado de opções terapêuticas.

O objetivo da maioria dos tratamentos é reduzir o tamanho da próstata e / ou a obstrução que produz na uretra. Existem tratamentos naturais muito seguros e eficazes, como é o caso do Curaprost (em cápsulas) com poucos efeitos colaterais e tratamentos cirúrgicos e bem tolerados, ou seja, remoção cirúrgica da próstata endoscopicamente (resseção transuretral) ou convencional (adenomectomia da próstata).

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor maligno originário das células da próstata . O subtipo mais frequente é chamado adenocarcinoma. É o câncer com maior incidência em homens em nosso país, com uma ocorrência de mais de 11.000 casos por ano, representando 20% dos tumores malignos em homens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *